Curso de Fotografia com Flash Grátis (Aula 1)



Minha experiência pessoal e minha trajetória ensinando fotografia me ensinaram que, sem a menor dúvida, a grande dificuldade de se trabalhar com o flash é ter que imaginar a foto antes de contruí-la. Ao contrário da luz ambiente/luz natural/luz disponível em que temos uma “pré-visualização” da ambientação de cor, uma previsão da fotometria e uma ideia muito clara do jogo de luzes e sombras, fotografar com flash implica imaginar tudo isso antes do clique. Como, então, alguém que está começando poderia usar o flash? Esta será uma das respostas que este nosso novo Curso de Fotografia com Flash Gratuito trará para todos aqueles que se aventurarem em sua leitura ;)


Fotografar pode ser algo bastante intuitivo. As pessoas entendem a lógica do point and shot (apontar e disparar). Há câmeras, inclusive, que são destinadas a este propósito: os nossos celulares, por exemplo. Ou seja, sair fotografando e ter bons resultados é algo que qualquer um pode fazer, inclusive com uma câmera DSLR em seus modos automáticos. O flash, no entanto, ainda que também apresente automatismos, necessita de uma iniciação para que tenhamos os resultados que almejamos.


E esta iniciação, por mais inusitado que possa parecer, não se dá no domínio da ferramenta, mas de sua aplicação. Explico: antes de dominar o flash, precisamos entender como a luz funciona. Porque, na verdade, o que faremos ao utilizar o flash é poder controlar esta luz (ao contrário do que acontece quando fotografamos com a luz natural ou a luz ambiente).


Costumo dizer que quando trabalhamos com flash somos donos da nossa própria luz pois podemos construi-la a partir dos efeitos criativos que desejamos em nossas fotos. Com a luz natural/ambiente, não construimos a luz, precisamos encontrá-la e nos adaptarmos as condições que ela oferece. E essa busca pode ser muito interessante em um parque durante um ensaio quando temos uma enorme liberdade de experimentarmos diversas partes da locação. O grande problema é que em muitas situações, como em um evento, não dispomos desta mesma sorte.


Dominar a luz também nos dará o entendimento de quando precisamos efetivamente usar o nosso flash. Digo isso porque é muito comum depois de perdermos o medo do flash, querermos utilizá-lo em todas as situações (e, acreditem, vocês podem se apaixonar tanto por ele que desejarão mesmo fazer isso!). Por esta razão, o domínio e entendimento da luz na fotografia nos dará as chaves para entender quando uma foto fica (ou não) melhor com o flash.


Para entender como a luz funciona, convido-lhes a assistir esta aula do nosso Curso de Flash do Fotoflix, a qual será a Aula 1 em vídeo deste nosso Curso de Fotografia com Flash!

1 visualização0 comentário